Assemblée générale de la fédération du LCGB Construction & Artisanat

L’assemblée générale de la fédération du LCGB Construction & Artisanat a eu lieu à Kayl en date du 24 novembre 2017. Après un bref discours de bienvenue du Président de la fédération, Willy PITOU, Tiago FERREIRA, secrétaire syndical, a souligné l’importance du travail syndical sur le terrain en vue des prochaines élections sociales de 2019.

Liliana BENTO, secrétaire syndicale, a par la suite présenté le rapport d’activité tout en rappelant le travail quotidien des délégations du personnel quant à la défense des intérêts de tous les salariés et la lutte pour des meilleures conditions de travail. Patrick DURY, Président national du LCGB, a clôturé l’assemblée en abordant divers sujets tels que les mutations du marché du travail, la numérisation et les problèmes actuels des salariés du secteur privé.

Assembleia Geral – Federação da Construção e Artesanato do LCGB

Dia 24 de Novembro de 2017 a Federação da Construção e Artesanato do LCGB organizou a sua Assembleia Geral em Kayl na qual numerosos participantes representativos das mais diversas empresas do setor marcaram presença.

Após o discurso de boas vindas pelo presidente da federação, Willy PITOU, na ordem do dia figuraram as próximas eleições sociais que terão lugar em 2019 e coube a Tiago FERREIRA, secretário sindical coordenador do setor elucidar os presentes da importância destas eleições. Foi apresentado todo o trabalho de terreno realizado desde as últimas eleições sociais pela equipa de secretários sindicais do setor.

Liliana BENTO, secretária sindical do LCGB referiu o trabalho levado a cabo pelo comité da construção e artesanato o qual se reúne periodicamente para discutir a atualidade do setor e encontrar soluções e propostas para as problemáticas quotidianas no seio das empresas para que as delegações do pessoal funcionem realizando um trabalho digno na defesa de melhores condições de trabalho. Os discursos foram acompanhados da projeção de imagens relatando inúmeras visitas a empresas da construção onde a equipa de secretários sindicais distribui regularmente brochuras informativas e tem um contato regular e presencial com os trabalhadores do setor.

Jean-Paul BAUDOT apresentou o estado atual das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho para o setor da construção. Os trabalhos foram encerrados pelo Presidente Nacional do LCGB, Patrick Dury, que abordou vários temas como por exemplo, as mudanças operadas no mercado de trabalho, a digitalização e os problemas atuais dos assalariados do setor privado. O evento terminou com um jantar convivial oferecido a todos os presentes.